CONHEÇA COMO SE DEU O INÍCIO DA ÚNICA, EMPRESA PETROPOLITANA QUE COMPLETA 80 ANOS NESTE ANO

Veja também: ÚNICA JÁ OPEROU A RIO X SÃO PAULO, ALÉM DA ROTA PARA PETRÓPOLIS

Reproduzimos abaixo a matéria publicada na Revista De Bordo, edição nº 5, em abril de 2017. Esta publicação é distribuída gratuitamente nos ônibus das empresas Única, Fácil, Util e Expresso Recreio.

Globetrotter Executive III da Única em 1995. Foto: Divulgação/Única.

"80 ANOS DE HISTÓRIA - O INÍCIO

Você sabia que a Única nasceu durante a construção da rodovia Rio-Petrópolis? Essa história, que vai completar 80 anos em novembro diz respeito a todos nós e começa a ser contada aqui. Descubra os detalhes, mês a mês, e prepare-se para a comemoração, em dezembro.

Registro da inauguração: na primeira fileira, Augusto Filpo - o segundo da esquerda para a direita - aparece sentado, entre seu pai (à esquerda) e um funcionário da Única (ao centro), seguidos do Secretário Municipal (de branco) e um funcionário da Prefeitura de Petrópolis. Atrás, em pé, os jornalistas cariocas. Foto: Revista De Bordo (edição nº 5, abril/2017).

No Brasil dos anos 1920, abrir estradas era condição para o desenvolvimento. E a Rio-Petrópolis, uma prioridade. Construída à base de pás, picaretas e enxadas, a via foi subindo a serra num desafio à engenharia, até chegar ao Belvedere. Foi aí que entrou, por contrato, a empresa petropolitana de construção civil, de Augusto Filpo. Ele deveria trazer a estrada até as portas da cidade, mas acabou fazendo bem mais que isso.

Na época, o empresário inovou, comprando um ônibus para levar seus empregados para a obra. A partir da inauguração da estrada, em 1928, pelo presidente da República, Washington Luiz, o ônibus ganhou nova finalidade. A Construtora Filpo passou a fazer lotação transportando passageiros entre Rio e Petrópolis. Uma atividade informal, como era comum na época. A nova empresa só ganhou existência oficial nove anos depois, por exigência de um decreto do presidente Getúlio Vargas. Às vésperas da 2ª Guerra Mundial, ele obrigava todas as empresas em operação no Brasil a se registrar, para garantir o controle pelo Estado.

BATISMO CASUAL
Augusto Filpo chegou na última hora ao cartório, no Rio de Janeiro, sem sequer ter pensado muito no assunto. Era o dia 12 de dezembro de 1937. À pergunta do tabelião sobre o nome da empresa, respondeu: "Eu não sei. Mas esta é a única empresa de Petrópolis". Foi o tabelião que, inspirado na resposta, resolveu registrá-la como Auto Viação Única de Petrópolis, nome posteriormente atualizado para Transportes Única Petrópolis Ltda.

INAUGURAÇÃO EM ALTO ESTILO
Mas se o batismo foi despojado, a inauguração, no dia 21 de dezembro, foi um acontecimento, com direito a caravana de jornalistas do Rio, almoço no restaurante do Hotel Cassino e cobertura de rádio e jornal. Veja a transcrição de um recorte de jornal da época:

OMNIBUS RIO - PETRÓPOLIS
A inauguração de mais uma empresa

Petrópolis, 22 da succursal de d'a noite - Inaugurou-se, hontem mais uma linha de omnibus ligando esta cidade ao Rio. Trata-se da empresa "ÚNICA", de propriedade do Senhor Augusto Filpo. Um dos carros da nova empresa trouxe do Rio uma caravana de jornalistas que tomou parte num almoço offereccido pela "ÚNICA" a convidados seus especiais, no "GRILL ROOM" do cassino Palace Hotel.

Durante este almoço que foi irradiado pela PRT-3, falaram além dos jornalistas presentes, o Senhor Mario Aloisio Cardoso de Miranda, Secretário da Prefeitura de Petrópolis. 

Terminado que foi o ágape, a caravana de jornalistas cariocas regressou ao Rio, na epresa inaugurada em 21 de dezembro de 1937 às 11 horas da manhã."

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